terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Lehman Brothers...here we go again

Vai ser contado aos nossos netos.
E vai ser o meu exame de Sábado, não na cadeira de Banking mas na cadeira de Business Sustainability.
E quanto mais eu leio e percebo o que aconteceu, mais comparo isto ao Titanic. Uma acção sozinha não tinha feito nada. Mas o conjunto total de acções e negligencias, foram um desastre de proporções catastróficas.

"In August 2007, Lehman Brothers announced the shut down of (...). It also announced closure of (...)"

E eu estava lá...Wall Street, Agosto de 2007 no dia em que tudo começou a ruir. Tal qual uma simples turista explicava a minha irma M. (ignorante sobre a razão do meu excitamento com a entrada da porta da bolsa) o que é que ali se fazia, tentando ilustrar a minha explicação com os altos e baixo no ecrã da Bloomberg, que ali se vê em qualquer esquina. Quando olhei efectivamente para o ecrã, o meu espanto foi: não havia subidas, e estava tudo vermelho.

"- E...passasse alguma coisa" - Disse eu. Virei-me para a entrada da porta, a tempo de ver sair de dentro das portas douradas um senhor. Lembro da camisa branca e do casaco preto, lembro-me de ele se ter encostado a parede logo ao lado da porta e se ter dobrado com as mãos na cabeça. Fiquei intrigada, mas estava de férias e continuei a tirar fotos aquele sitio  que me fascina, a mim e mais uns quantos, e que já estudo à uma mão cheia de anos. Acordei do dia seguinte com o FT na porta do quarto, desci vitoriosa com ele não mão.

"Veêm, eu bem disse que se passava alguma coisa".

Mal eu sabia que aquelas linhas que li na diagonal, entre uma trinca e outra no bagel com filadélfia vinham a tornar a nossa vida tão miserável durante tantos anos.
Parecendo que não já lá vão quase 7 anos...

But I guess greed is good. Greed is very good in fact.
Só não em demasia.

Sem comentários:

Enviar um comentário